segunda-feira, 7 de maio de 2012

as novas trajetórias energéticas de Chu e Goldemberg

 NOTEN novas trajetórias energéticas

"O trabalho realizado por Chu e Goldemberg apoiado pelo InterAcademy Council foi publicado em outubro de 2007.O governo da época desprezava os estudos sobre os problemas climáticos e não se preocupava com eficiência energética. O tempo passou e após um ano e três meses do trabalho publicado, Barak Obama, o novo presidente dos Estados Unidos, nomeia Steve Chu como Secretário de Energia. Dessa forma, o trabalho de Chu e Goldemberg ganhará asas, ou melhor, o caminho pela frente estará mais iluminado.
O trabalho realizado chega a nove recomendações para que se tenha um futuro energético sustentável, são elas:
• Atender as necessidades básicas de energia dos povos mais pobres no mundo é uma prioridade moral e social que deve ser buscada em concordância com os objetivos da sustentabilidade
• Focar esforços para melhorar a eficiência energética e reduzir a intensidade de carbono da economia mundial. Esta recomendação não é nenhuma novidade, este problema é cultural nos EUA e, demandará um grande trabalho de conscientização principalmente. Muitos ainda pensam que gastar muita energia é sinônimo de riqueza e poder.
• Desenvolver e aprimorar técnicas de seqüestro de carbono do carvão poderão desempenhar um papel importante no gerenciamento do custo das emissões globais de dióxido de carbono. Sabemos que o carvão é um combustível fóssil poluidor, se necessário saber qual a real intenção do investimento neste tipo de matriz energética.
• Nesta recomendação se faz um alerta quanto à possibilidade de problemas políticos em função de alguns países possuírem muitas reservas de gás e petróleo e outros países não a possuírem. Este item deve ser muito debatido e organizado de forma a minimizar possíveis guerras por energia no futuro." (...) mais na Biblioteca Virtual de Derecho, Economía e Ciencias Sociales.




Nenhum comentário:

Postar um comentário