quarta-feira, 4 de julho de 2012

vulcano

O Krakatoa (Krakatau, na Indonésia), é um explosivo vulcão localizado no Estreito de Sunda entre as ilhas de Sumatra e Java (não confundir com a ilha de Krakatoa NE de Java). 
Localizado a 40 km a oeste de Java, Krakatoa entrou em erupção em agosto de 1883.
O vulcão lançou suas cinzas a  mais de 70 km na atmosfera e o colapso da cratera levou à formação de uma caldeira desencadeando uma série de tsunamis que varreram as cidades e aldeias costeiras nas ilhas de Java e Sumatra, causando 36.400 mortes. A projeção da poeira vulcânica na atmosfera afeta o clima da Terra por vários anos com uma queda nas temperaturas médias de 0,25°C. 

A energia total liberada é enorme e a erupção do Krakatoa é muitas vezes comparada com a de Santorini, em época remota, por causa de sua natureza explosiva particularmente destrutiva. Até 20 de maio de 1883, Krakatoa era uma ilha com 9 km de comprimento e 5 km de largura, coberta com vegetação tropical exuberante. A catástrofe humana teve início em 26 de agosto ás 13 horas numa violenta explosão que foi ouvida a mais de 50 km do vulcão, durante uma hora, e, em seguida, uma série de explosões cada vez mais violentas até as 17 horas . Projeções de cinzas cobrindo tudo num raio de 160 km em torno do Krakatoa mergulhou toda a região na escuridão total. Às 10:02, 27 de agosto, uma explosão cataclísmica foi ouvida em todas as Índias e também na Austrália. O som ressoou até milhares de quilômetros do Krakatoa e tornou-se o maior fenômeno de som da história humana. A pluma de cinzas vulcânicas deu várias voltas ao redor do globo, e se espalharam partículas suficiente para diminuir a temperatura média global de 0,25°C no ano seguinte. 

Mas o surto teve também efeitos benéficos sobre o meio ambiente local. Dois anos depois, 26 espécies de plantas aparecem para cobrir essas ilhas com uma floresta densa. As regiões próximas como Lampung, inférteis antes da erupção, tornaram-se muito férteis. 100 milhões de pessoas vivendo em Java, sob a ameaça constante de cerca de trinta vulcões, aproveitam essa terra rica, que permite até três safras de arroz por ano. 

Os vulcões podem ter implicações importantes para a evolução da mente da humanidade, e, de acordo com Chaves David, correspondente de Arqueologia para o  diário britânico The Independent, a erupção gigante de Krakatoa, que teve lugar em Fevereiro de 535, foi responsável pela separação entre entre as  ilhas de Java e Sumatra. Cinzas vulcânicas escuras espalharam-se por toda a Terra por dois anos e causou uma queda nas temperaturas durante vários anos, destruindo plantações e levando à fome. O planeta foi mais tarde entregue a epidemias, à peste bubônica, especialmente, como descrito nos escritos do monge Evágrio Escolástico, um contemporâneo do imperador Justiniano, o que enfraqueceu em parte a espécie humana, perturbando todos os políticos, religiosos e filósofos em todo o mundo.
Chaves ainda oferece uma série de possibilidades hipotéticas  em consequência desta erupção: o surgimento do Islã, a fundação do moderno judaísmo, a criação do que é hoje o Paquistão, a reunificação da China, o colapso da civilização maia e o declínio final do império romano."
www.astronoo.com/articles/vulcoes-pt.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário