Foi um verão especialmente duro para a avifauna. Embora a primavera tenha trazido uma grande quantidade de insetos a ponto de atrair pássaros que jamais haviam sido avistados no Tepuy, diminuiram as frutas e os sabiás se ausentaram, ficando uns dois, um barranco e um laranjeira, e os saíras e outros, que já estavam rareando desde a primavera, desapareceram.Os bentivizinhos iniciaram um novo ninho desta vez numa goiabeira, mas as chuvas e os ventos não foram muito gentis com eles. O ninho desapareceu.
No final do verão os joões-de-barro começaram uma casa na leocena matriz, localizada na BIO, e já a estão concluindo.
Com o aumento dos abacates que já estão caindo por terem alcançado a maturação são avistados agora, desde os últimos dias de verão, a volta de pássaros em visitação, com algumas espécies ainda não classificadas por ser difícil tirar as fotos. São mais ariscos que os sabiás e os joões-de-barro, ou os bentizinhos.
Mas, mais que os abacates talvez a grande atração agora é a lagarta, que se prepara para encasular.
Lindas asas azuis com o avesso cinza estão outra vez em exercício pelas mariposas grandes. Há umas borboletas pequenas com pontas vermelhas, e muitas traças. Já postamos uma pequena borboleta azul com detalhes em branco, a única que foi possível fotografar. E, claro, fica o aviso para os visitantes porque o risco de acidentes com as lagartas de pelo é real: não tocar em nenhum lugar sem antes estar certo de que já não está ocupado por algum inseto, mormente as lagartas de pelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário