O território do parque abrange uma área de 38 464 km², pouco menor que a da Suíça. Tumucumaque é o maior parque nacional do Brasil e também o maior parque de floresta tropical do mundo.[1] O parque, que ocupa 26,5 % da área total do estado do Amapá, está inserido na região conhecida como Escudo das Guianas, ao norte da planície amazônica.
A porção brasileira do Escudo das Guianas tem uma área de aproximadamente 1 milhão de km², distribuída através dos estados do Amapá, Pará, Amazonas e Roraima.[1] Montanhas do Tumucumaque, com uma área protegida abrangendo quase 4 % do total dessa região, contribui significativamente para a sua preservação.[1] A região na qual o parque está inserido tem importância biológica extrema,[8]
pois contém a porção de floresta tropical que é considerada a menos
impactada que existe, sendo assim um dos poucos lugares no mundo em que
estratégias de conservação e desenvolvimento sustentável podem ser
adotadas sem a necessidade de remediar impactos causados por atividades
inadequadas anteriores.
A distância[nota 1] entre as sedes dos municípios vizinhos e o limite mais próximo do parque é grande: Pedra Branca do Amapari, 65 km; Serra do Navio, 52 km; Laranjal do Jari, 182 km; Oiapoque, 45 km; Calçoene, 85 km. Não há acessos rodoviários e as estradas existentes, poucas e precárias, não chegam até os limites da área.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_Montanhas_do_Tumucumaque
Nenhum comentário:
Postar um comentário