terça-feira, 13 de novembro de 2012

ZCAS 2012/2013: O primeiro episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) da temporada chuvosa 2012/2013.

VALE DO PARAÍBA, LITORAL NORTE E SERRA DA MANTIQUEIRA
Dia nublado e condição para chuva em toda a região 

Na quarta-feira (14/11) o tempo ficará muita nebulosidade, com pequenas aberturas de sol e pequena chance de chuva no Vale. No Litoral o céu ficará encoberto com períodos de chuva fraca. Temperaturas mínimas com pequeno declínio e máximas amenas. 

Na quinta-feira (15/11) o dia será com variação de nebulosidade e possibilidade de períodos com chuva no Vale e na Serra. No Litoral Norte o céu estará encoberto e ocorrerão chuvas fracas e isoladas. As temperaturas ficarão estáveis. 

Tendência para os próximos dias:
A sexta-feira (16/11) será com muitas nuvens, períodos de sol e condição para pancadas de chuva a partir da tarde no Vale e Serra. No litoral a nebulosidade será maior, com chance de chuva isolada. As temperaturas máximas terão pequena elevação. 

A tendência para o Sábado (17/11)será de dia com variação de nebulosidade e pancadas de chuva a partir do período da tarde. Temperaturas estáveis.
Atualizado: 13/11/2012
DISCUSSÃO SINÓTICA
Aproximação de sistema frontal provoca chuva no Vale do Paraíba 

Na análise sinótica do Vale do Paraíba da 12Z desta terça-feira (13/11) observa-se a presença de um sistema frontal estacionário desde o Paraguai, PR, sul de SP e Atlântico, onde adquire características de frio (frente fria). Sobre o oceano, a frente fria apresenta-se alinhada com a região do Vale, de forma que o padrão de fluxo nas camadas baixas e médias deste sistema influencia diretamente a região, principalmente com o fluxo de noroeste favorecendo o transporte de massa quente e úmida e a presença da difluência do fluxo em 250, que induz a convergência em baixos níveis e favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidades sobre o Vale. 

No decorrer do dia de hoje (13/11) o sistema frontal deverá avançar sobre SP, atingindo o Vale do Paraíba entre a tarde e noite. No entanto, instabilidades pré-frontais se desenvolverão na vanguarda do sistema, provocando densa nebulosidade e chuva em toda a região do Vale do Paraíba e Litoral. O padrão de fluxo associado ao sistema frontal, juntamente com o padrão sinótico em altitude, intensificará a convergência de umidade entre o RJ e o ES, dando origem ao primeiro episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) da temporada chuvosa 2012/2013. 
Amanhã, quarta-feira, (14/11) a frente fria avançará para nordeste, influenciando também o deslocamento da ZCAS. Dessa forma, o Vale do Paraíba ficará sob fluxo de sudeste/leste do anticiclone migratório pós-frontal, além de um cavado em níveis médios. Assim, o dia deverá ficar com bastante nebulosidade mas já podendo ocorrer curtos períodos de sol no Vale, mas ainda com chance de pancadas de chuva de forma isolada. No litoral a influência dos ventos de sudeste será maior e deixará o tempo com céu encoberto e períodos com chuva fraca. As temperaturas máximas ficarão amenas e as mínimas apresentarão pequeno declínio em toda a região, em função da cobertura de nuvens, chuva e da incursão de ar relativamente mais frio do sistema frontal. Na quinta e sexta-feira (15/11 e 16/11) o padrão sinótico não deverá sofrer mudanças significativas, ainda favorecendo a chance de chuvas isoladas, mas essa condição deverá diminuir no decorrer dos dias. As temperaturas máximas apresentarão pequena e gradual elevação. 

Elaborado pelo Meteorologista José Paulo Gonçalves 
Atualizado as 12Z pela Meteorologista Jeane Rafaele A. Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário