domingo, 14 de julho de 2013

Brazil biodiversity: Jaborandi do Maranhão como auxílio na salivação. O projeto foi premiado em Congresso em 2010. Pesquisa da UFMA - Universidade Federal do Maranhão.

http://portais.ufma.br/PortalUfma/paginas/noticias/noticia.jsf?id=7607

Toda pessoa produz em média 1,5 litro de saliva por dia. Essa quantidade é suficiente para proteger os dentes e manter a saúde da boca. No entanto, quando ocorrem alterações no fluxo da produção salivar, a sua função protetora diminui, ocasionando sintomas e problemas bucais.

Além da sensação de secura bucal, os principais sintomas da Xerostomia são mau hálito, dificuldade para mastigar e deglutir, língua rachada, feridas na boca, paladar reduzido, pigarros e tosse seca. Isso ocorre porque a saliva desempenha um papel essencial no combate às bactérias. Para problemas como este, a indústria farmacêutica desenvolveu a saliva artificial, um produto que ajuda a aliviar sintomas da secura bucal.

Segundo Kátia Veloso, vários fatores privilegiam a Tintura de Jaborandi em relação à saliva artificial: a eficácia superior, o sabor mais agradável e o baixo custo da medicação. A saliva artificial custa em média R$ 50,00, visto que a Tintura de Jaborandi custa apenas R$ 15,00 e pode ser encontrada no Herbário Ático Seabra da UFMA, onde cerca de 69 medicamentos são comercializados para a comunidade acadêmica e a população maranhense.

A pesquisadora diz que diversos trabalhos científicos sobre a Xerostomia enfatizam a importância das terapias alternativas. “A Xerostomia pode se apresentar também como condição fisiológica natural do envelhecimento humano, sendo queixa comum em pacientes idosos que, de acordo com suas condições sistêmicas, podem vir a fazer o uso da tintura”, ressalta a Kátia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário