domingo, 21 de julho de 2013

Pão: uma receita para o inverno. TBp.

O que vai ser necessário:
TECA (tempo e calor)
Uma panela fundo triplo, ou grosso, 3 litros.
Um fogão a gás, com forno.
Uma colher resistente.
Uma forma de pelo menos 40 cm de lado, bordas baixas.

Água, fermento em pó, farinha de trigo, sal, óleo de girassol.

Aqueça a panela e coloque a água até dois dedos a partir do fundo.
Se aqueceu muito, espere amornar. Não coloque água morna, a ideia
é aquecer a panela. Mantenha a panela sobre o queimador aquecido, agora desligado.

Acrescente duas colheres de fermento biológico seco, formando uma película
 sobre toda a superfície da água. Polvilhe uma colher de chá de sal light.  Despeje farinha de trigo sobre o fermento, pelo menos 300 gramas. Vá mexendo com a colher para misturar.

Acrescente mais farinha de trigo quanto baste para formar bolas, que serão o formato do pão,
mas sempre mexendo com a colher, porque a massa vai grudar na mão. Se ficar muito seco é preciso acrescentar água morna, aos poucos. Misture bem. Não dá para amassar neste estágio, mas quando colocar na forma  a massa não pode começar a "escorregar", perdendo o formato inicial, mas vai achatar um pouco.

A massa assim formada vai ser depois distribuída em bolas. Em princípio a medida para cada bola é três colheres tamanho para sopa cheias de massa. Ficou maior, ficou menor? Nenhum problema.

TECA:  Tampe a panela e deixe-a sobre o queimador em que foi aquecida ou outro lugar cuja superfície não seja fria, como a pia, por exemplo. Senão, forre a superfície com algo que não resfrie a panela e deixe para crescer, em princípio, por aproximadamente 1 hora. A partir dos 20 minutos já pode conferir se está crescendo. Subiu um pouco, já pode modelar.

Unte as mãos com óleo de girassol, bastante, mas não deixe pingar. Vá untando as mãos e pegando pedaços de massa no tamanho final do pãozinho, modelando rapidamente. Não esprema, manipule suavemente.Vá fazendo bolas e pondo na forma. Não precisa untar a forma. 

TECA: Com a forma completa escolha um lugar que não esteja frio e deixe crescer, com a forma coberta por um pano de prato, ou bandeja. A partir de 20 minutos comece a conferir se está aumentando de tamanho. Se estiverem crescendo ligue o forno. Espere 15 minutos e já pode levar ao forno.

Deixe massa no final para fazer um pão com o dobro da massa que
 usou para os pãezinhos. Coloque mais óleo para este pão, direto na mão, uma colher de chá, e misture na massa, entre as mãos. Modele e coloque na forma. Este último pão é ideal para experiências como acrescentar óleo ou azeite,  uma colher  e cebola ralada, ou ervas secas moída, ou ervas frescas trituradas, etc.. Coloque-o no centro da forma, rodeado pelos demais. Asse por uns 30 minutos e, então,  comece a conferir se estão prontos, com a crosta dura e dourando. Retire um e parta para conferir o cozimento. Ele retorna ao forno se ainda estiver cru, o que é pouco provável.

Serviço

O pão não será servido quente, porque a temperatura ambiente não permite, o que é ideal para o pão em geral, em qualquer tempo. Então vai ser degustado na hora, na melhor temperatura e com o ar impregnado do odor característico. Portanto, nada de manteiga. Sirva com um molho, queijo fresco desnatado ou mussarela fresca de búfala e acompanhe com a xícara  de café forte.

Molho
1 tomate bem maduro  e azeite, e conserva de  tomates secos (conserva de tomates secos no forno e depois conservados em alho, alecrim e azeite). Aqueça a panela de pedra até que a água despejada ferva ao contato com o fundo. Não vamos usar água, é só um exemplo.

Coloque uma colher de conserva de tomates secos por 60 segundos e mexa para aquecer. Retire e reserve. Acrescente na panela o tomate maduro picado em pedaços pequenos e vá mexendo até que comece a desmanchar, mas mantenha alguns pedaços para multiplicar o sabor. Neste ponto pode ser necessário aquecer a panela novamente, deixe o fogo aceso até concluir o cozimento do tomate. Quando estiver no ponto escolhido para servir acrescente 1 colher de chá de azeite e misture.

Divida um pão pequeno em duas partes, numa sirva o tomate seco, na outra o molho de tomate. Amasse 50 gramas do queijo com garfo, ou rale, se for mussarela, e polvilhe cada fatia e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário