O Mantra Gayatri é composto de invocação, exaltação e descrição da Divindade objeto da invocação, e de um pedido a esta Divindade.
1) Invocação à Divindade oniabarcante da qual tudo provém e é digna de toda adoração
2) O pedido: Estimule meu pensamento (de caráter divino, o pensamento relacionado à vida divina, portanto o pensamento de elevadíssima natureza, de natureza perfeita, o qual contém
todas as coisas e a natureza e todas as coisas,
criadas e incriadas, consoante a Divindade invocada, que está em
tudo e tudo contém, bem como a natureza da própria Divindade.) TBp.
Outra tradução: À Divindade que está nos três mundos, rogo que ilumine (torne clara, dê maestria à) minha inteligência. TBp.
Sathya Sai Baba, a grande personalidade oriental, tornou accessível a compreensão e prática do pensamento da Índia ancestral, tanto para orientais quanto para ocidentais testemunhando a existência de uma Lei (Sanathana Dharma) que rege equanimemente todos os seres. Eis como traduziu em seu ashram, Prashanti Nylaiam, o Gayatra Mantra: (TBp)
_ ‘‘OM’’ – PARABRAHMAN.
‘’BHUR’’ – BHULOKA (o plano físico). Ele também se refere ao corpo físico composto dos cinco PANCHABHUTAS (5 elementos). Estes 5 elementos constituem PRAKRITI (a Natureza).
‘’BHUVA’’ - BHUVALOKA (O mundo do plano intermédio. BHUVA também é PRANASHAKTI. Porém , é a presença do PRAJNANA que possibilita o PRANASHAKTI animar o corpo. Levando isto em consideração, os Vedas declaram: ‘’PRAJNANA BRAHMA’’ (A Consciência Integrada Constante é Brahmam.)
‘’SVAHA’’ - SWARGALOKA (Céu, a morada dos deuses.)
‘’TAT’’ – PARAMATMA, Deus ou Brahman (o Absoluto).
‘’SAVITUR’’ - Aquilo do qual tudo provém.
‘’VARENYAM’’ - Que pode ser adorado.
‘’BHARGO’’ – A Radiação, a Refulgência Espiritual, a Luz que confere Sabedoria.
‘’DEVASYA’’ - A Realidade Divina.
‘’DHIMAHI’’ – Nós meditamos.
‘’DHIYO’’ – BUDHI , Intelecto.
‘’YO’’ – que, o qual.
‘’NAH’’ - Nosso.
‘’PRACHODAYAT’’ – Ilumine.
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário