domingo, 30 de junho de 2013

GLOSSÁRIO: Plantas-com-Flores, forma e função. Christian Westerkamp.

http://www.cariri.ufc.br/files/buch.pdf
versão incompleta, impressa 20 de março 2012.

Piper aduncum L.

http://www.plantillustrations.org/species.php?id_species=795547

A reconstruction of the Eurasian ice sheet extent during the Early Weichselian glacial maximum (90–80 ka). The reconstructed ice sheet limit in European Russia, Siberia and on the adjacent sea floor is to a large extent based on this study.

http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0277379103003421

Urbane Forest: ANVISA - Resolução RDC nº 12, de 02 de janeiro de 2001.

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/a47bab8047458b909541d53fbc4c6735/RDC_12_2001.pdf?MOD=AJPERES

Urbane Forest: Avaliação da qualidade de ervas medicinais desidratadas.

Após um levantamento das principais ervas
encontradas na cidade de Pirassununga-SP,
foram escolhidas as seguintes ervas: alecrim,
erva-cidreira, erva-doce, hortelã e manjericão.
Após serem colhidas, foram dispostas em
bandejas e imediatamente submetidas à
secagem em estufa, na temperatura de 50ºC.
As curvas e taxas de secagem foram ajustadas
pela equação de Page, utilizada
freqüentemente nos estudos da secagem de
produtos agrícolas. A avaliação da qualidade
dos produtos desidratados, foi realizada
através de análises físico-químicas (umidade,
cinzas, proteína bruta, fibra bruta, açúcares
redutores e sacarose), microbiológicas (bolores
e leveduras, Staphylococcus aureus, clostrídios sulfito-redutores, Salmonella, coliformes totais e fecais) e análise do princípio ativo (fenólicos, flavonóides e atividade antioxidante).

Urbane Forest: Supermercado, um sistema agroflorestal ao lado de casa. Como usar? Pesquisa TBp.

Cuidando, não vai faltar. O Supermercado precisa da atenção especial do consumidor. Sem investimento, não há como mantê-lo. Portanto cada consumidor deve investir em tempo para avaliar os produtos à venda e conhecer a origem de cada um.

As marcas também devem ser testadas e a compra realizada não só pelo preço, mas prestigiar também a qualidade.

O atendimento pessoal num supermercado conta muito. Um gerente que receba propostas dos consumidores e procure produtos que atendam a solicitações bem pensadas terá mais bem estar circulando pelos seus corredores e menos estresse no atendimento do caixa, que é onde desembocam todas as reclamações e mau humor quando não há um filtro anterior, disseminando o mal estar pela fila que aguarda o atendimento.

Observe onde estão os azeites e outros produtos conservados em vidro: escolha os produtos armazenados em vidro escuro, longe da exposição solar, e sempre que possível mais ocultos da luz artificial.  

A embalagem das ervas desidratadas não pode conter grampos nem outros pedaços pequenos de metal ou plástico no fecho porque podem se soltar no manuseio e misturar-se às ervas sem que seja possível perceber sua presença promovendo sua ingestão acidental.

Chegue para as compras um minuto depois de abrirem as portas e vá direto ao freezer: só compre e se não houver gotículas caindo do teto do refrigerador, sinal de degelo, portanto a temperatura subiu, porque faltou luz, ou porque estão economizando energia desligando o freezer durante a noite.

Escolhido o Supermercado que detém o melhor custo-benefício e as marcas que melhor representam a qualidade de vida desde a origem vamos aos produtos que a agrofloresta urbana oferece para tratar a saúde, com a vantagem de que são uma seleção natural de alguns séculos.

Tratamentos de rinite, furúnculo, reumatismo, etc.: todas ervas desidratadas, pimentas, café, canela, cravo da índia, azeite.
Repelentes: cravo da índia.
Combate a pragas domésticas, baratas, por exemplo: pimenta do reino.
Retenção de água no organismo: sal light.
Saúde para todo o corpo: água em abundância, escolhida pelo melhor ph.
Lavar roupas: açúcar e bicarbonato de sódio.

E vale a pesquisa pessoal para saber onde menos é mais. 

E,  na agenda telefônica, o número do nutricionista, ao lado dos telefones prioritários da casa.

Não dá para caminhar, fazer hidroginástica, frequentar a academia? Tudo bem. Pegue sua carteira e vá ao supermercado. E ande pelos corredores em sua melhor forma.






sábado, 29 de junho de 2013

Águas e Matas do Xingu: usar sem devastar. ISA. Muvuca. Proteção de nascentes.


http://www.mma.gov.br/estruturas/pda/_arquivos/prj_mc_048_pub_liv_001_rf.pdf

É possível desenvolver a região sem derrubar as
matas nativas que a protegem, mantendo a saú-
de de nascentes e rios, sem poluir as suas águas.
Para isso, é necessário planejar o uso e ocupa-
ção da terra, planejando onde as florestas nati-
vas devem ser protegidas e recuperadas para que
a produção de água se mantenha com qualidade,
aliando conservação e desenvolvimento.

Áreas de empréstimo de solo, erodidas e com gramíneas
agressivas como a braquiária são as áreas que precisam
de maior investimento para ser restauradas, pois não con-
seguem mais se regenerar naturalmente. Quando não há
condições para a recuperação da vegetação pela regene-
ração natural, é preciso fazer um plantio de restauração
ou um REFLORESTAMENTO.

  O Instituto Socioambiental (ISA) é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), fundada em 22 de abril de 1994, por pessoas com formação e experiência marcante na
luta por direitos sociais e ambientais. Tem como objetivo defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural,
aos direitos humanos e dos povos. O ISA produz estudos e pesquisas, implanta projetos e programas que promovam a sustentabilidade socioambiental, valorizando a diversidade cultural e biológica do país. Para saber mais sobre o ISA consulte:

 www.socioambiental.org

Conference: Ambassador André Corrêa do Lago, Director of the Department of Environmental and Special Affairs of the Ministry of External Relations, who is the Chief Negotiator for Brazil at Rio+20.

http://www.brasil.gov.br/para/press/conferences/march-1/transcript-of-conference-call-ambassador-andre-correa-do-lago/br_model1?set_language=en

Reflorestamento de cerrado: avaliação do reflorestamento com Eucalyptus camaldulensis, Sclerolobium paniculatum, Pinus tecunumanii e Dipteryx alata na savana brasileira.

http://www.cpac.embrapa.br/publicacoes/search_pbl/1?q=Reflorestamento 

O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito do reflorestamento com eucalipto (Eucalyptus camaldulensis), carvoeiro (Sclerolobium paniculatum), pinus (Pinus tecunumanii) e baru (Dipteryx alata) sobre os teores de nutrientes e de carbono orgânico do solo em comparação com uma área sob vegetação de Cerrado.

APP: Área de preservação permanente a 20% no cerrado, com reflorestamento de cerrado, ocorre por "muvuca" nas fronteiras da produção de grãos no oeste do Estado da Bahia. Brasil.

Reflorestamento a partir da cooperação dos moradores das áreas próximas  através de coleta de sementes para o sistema "muvuca".

 http://oestebaiano.com.br/index.php?opcao=3a&id=822

Coletores recebem pagamento por sementes nativas do Cerrado

Pela primeira vez na Bahia houve o pagamento de sementes nativas do Cerrado, coletadas por moradores das comunidades Emburana, Muriçoca e Assentamento Rio de Ondas, através do Fundo Municipal de Meio Ambiente de Luís Eduardo Magalhães. O primeiro pagamento foi realizado no último sábado, 3.
As comunidades foram visitadas previamente e convidadas pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Instituto Lina Galvani a participarem de uma oficina no Parque Fioravante Galvani para definirem o preço das sementes. A ação integra o Programa LEM APP 100% Legal, em parceria com o Parque e a Conservação Internacional.
A secretária de Meio Ambiente, Fernanda Aguiar, enfatiza que o objetivo deste projeto é formar uma rede de coletores de sementes, a exemplo do que ocorre na Bacia do Xingu, no Mato Grosso. “Essas sementes serão germinadas e utilizadas no plantio, por meio do sistema muvuca, nas áreas a serem recuperadas pelo Programa LEM APP 100% Legal”, afirma.

Curso capacita profissionais no oeste da Bahia a recuperar áreas degradadas - Módulo 2

O segundo módulo do curso de técnicas em restauração ecológica de áreas degradadas acontecerá de 6 a 9 de dezembro e será ministrado pelo Instituto Socioambiental (ISA). O Curso integra a Campanha LEM APP 100% Legal é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, Instituto Lina Galvani, Conservação Internacional, em parceria com a Monsanto.
Assim como no primeiro módulo, o curso será realizado no Centro de Treinamento do Sindicato Rural dos Produtores Rurais de Luís Eduardo, localizado na Rua Sergipe, ACM, Nº 985, bairro Mimoso I em Luís Eduardo Magalhães.
O curso é gratuito e possui atividades práticas, que será desenvolvido em fazendas do município de LEM desde o primeiro módulo que capacitou cerca de 30 profissionais.
O programa do treinamento prevê que os selecionados consigam manejar ao fim do curso a recuperação de vegetação nativa nas condições de clima e solo da região, sendo que os três módulos também representam os estágios de diagnóstico, execução e avaliação das áreas que serão recuperadas. As áreas que serão selecionadas representam situações ambientais nas APPs da região e que farão parte do Programa APP 100% Legal.

Campanha APP Lem 100% Legal

Com participação da Associação dos Irrigantes e Agricultores da Bahia (AIBA), Sindicato Rural dos Produtores Rurais de LEM e Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), a Campanha vai ajudar com apoio técnico e científico cerca de 15 produtores rurais que voluntariamente se inscreveram para restaurar suas áreas degradadas. Para reforçar a importância dessas áreas para a melhoria dos serviços ambientais, como qualidade de água e proteção dos solos, fauna e flora, a Campanha vem mobilizando estudantes da rede pública de ensino com o Festival das Sementes, e formando uma rede de coletores para estimular a valorização das espécies nativas do Cerrado local.

Plante o Verde planta 500 mudas de espécies nativas em Luís Eduardo Magalhães

No sábado, 3, foram plantadas 500 mudas de espécies nativas do Bioma Cerrado na Avenida JK. A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, através da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a empresa Galvani, iniciaram o plantio das mudas.
A secretária de Meio Ambiente, Fernanda Aguiar, comentou que as parcerias são importantes tanto com empresas como com a sociedade para construirmos a cidade que sonhamos e queremos. Essa é uma época importante por causa da chuva, onde as chances das mudas vingarem são maiores.
A parceria acontecerá nos próximos dias na Avenida Salvador, Brasília e outras. O Bairro Santa Cruz receberá as mudas em parceria com a Escola Municipal Onero Costa e a empresa Louis Dreyfus, onde as crianças realizaram quase 300 cadastros nas residências que desejam uma árvore.
O Programa Plante o Verde foi lançado em setembro de 2009 e permite que os moradores da cidade que desejarem plantar uma espécie nativa do Cerrado podem se cadastrar na Secretaria de Meio Ambiente e solicitar o plantio das mudas em seus endereços.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 e ômega-6: importância e ocorrência em alimentos.

 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1415-52732006000600011&script=sci_arttext

Rev. Nutr. vol.19 no.6 Campinas Nov./Dec. 2006

 É preciso efetuar estudos que permitam estimar a razão n-6/n-3 na dieta da população brasileira.

THE VEGETATION fires in tropical areas of the Earth are important sources of pollutants to the atmosphere. Uma análise da ocorrência das queimadas com seus efeitos importantes no equilíbrio climático e biogeoquímico do planeta.

Estud. av. vol.19 no.53 São Paulo Jan./Apr. 2005

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142005000100011 

Saulo R. Freitas; Karla M. Longo; M. A. F. Silva Dias; P. L. Silva Dias

 

ABSTRACT
THE VEGETATION fires in tropical areas of the Earth are important sources of pollutants to the atmosphere. In South America, during the winter months, an area, mainly of cerrado and forest ecosystems, of approximately 40 thousand square kilometers is burned annually. The biomass burning occurs primarily in Amazon and Central of Brazil regions, but through atmospheric transport these emissions results in a spatial distribution of smoke over an extent area, of about 4-5 millions of square kilometers, much higher than the area where the fires are concentrated. During the combustion process are emitted to the atmosphere gases pollutants and aerosol particles that interact efficiently with radiation, microphysics process, dynamic of cloud formation and the air quality. The effects of these emissions exceed, therefore, the local scale and affect regionally the composition and physical and chemical properties of the South America atmosphere and neighborhood oceanic areas, with potential impact in a global scale.

FAO. O futuro da pesca e da aquicultura marinha no mundo. Autor: Ichiro Nomura


http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252010000300012 
 ©  2013  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Ichiro Nomura é diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)

TRENDS AND PERSPECTIVES OF CATTLE RANCHING IN THE BRAZILIAN AMAZON. Amazônia brasileira: uma avaliação da criação de gado na Amazônia Legal. Participação da EMBRAPA.

ISSN 1809-4058
Amazônia: Ci. & Desenv., Belém, v. 4, n. 8, janeiro/junho 2009
A expansão da pecuária na Amazônia tem
sido impulsionada pelas características
socioeconômicas da região, com preços baixos
de terra, quando comparada a outras regiões do
país, além de mão-de-obra barata, o que torna o
empreendimento lucrativo. O solo e o clima,
favoráveis à criação de bovinos, durante o ano
inteiro, também, tem contribuído para o aumento
dessa atividade (RIBEIRO et al., 2005)
Nos últimos 30 anos a pecuária brasileira
passou por notável progresso tecnológico, o que
resultou em aumento na produtividade, na
rentabilidade e na competitividade das cadeias
produtivas no mercado nacional e internacional.
Como prova disso, entre janeiro e novembro de
2008 foi exportado 1,3 milhão de toneladas de
carne bovina, com faturamento de US$ 5 bilhões,
e 133 mil toneladas de produtos lácteos, com
faturamento de US$ 484 milhões (CNA, 2008)

(...)
O grande desafio que os produtores
enfrentam na Amazônia Legal é a adequação de
seus sistemas de produção e de suas
propriedades às crescentes restrições/exigências
ambientais (Zoneamento Ecológico-Econômico,
aumento da reserva legal de 50% para 80%, etc.)
que criaram um passivo ambiental antes
inexistente para produtores os quais eram
cobrados pelo governo para desmatar até 50%
de suas propriedades, como demonstração de que
eram produtivas. Além disto, o processo de
desmatamento e estabelecimento de pastagens
gerou, ao longo de décadas, um extenso passivo
de áreas de preservação permanente. A partir de
2008, o acesso dos produtores a linhas de crédito
em bancos públicos e privados passou a ser
condicionado à regularização do passivo
ambiental. As exigências da legislação trabalhista vêm estimulando a substituição das práticas e
processos agropecuários que demandam mão-de-obra, por práticas e processos com uso de máquinas, equipamentos e agroquímicos, principalmente em atividades temporárias,
relacionadas à formação e manutenção de áreas
de pastagens ou recuperação daquelas que se encontram
degradadas.

Asana do Yoga: todo ser humano é uma árvore. Modelo Raquel K. fotografada para o Tithonia.

Veja as fotos q minha amiga Rachel fez. É isso?
Bj
Se precisar em alta posso mandar tb.

Enviado via iPad

Início da mensagem encaminhada

De: Rachel K.
Data: 25 de março de 2013 00:29:24 BRT
Para: Leticia P.
Assunto: Re: fotos arvore






sábado, 22 de junho de 2013

Brazil biodiversity: Apis mellifera L. DA REGIÃO SUL DO BRASIL.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SOLANGE TERESINHA CARPES
ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS E
BIOLÓGICAS DO PÓLEN APÍCOLA DE
Apis mellifera L. DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Germinação de Sementes, dispersão por peixes. Seed germination of Bothriospora corymbosa (Rubiaceae) recouped of digestive tract of Triportheus angulatus (sardine) in Camaleão Lake, Central Amazonian.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0044-59672007000300002

Brazil Biotecnology: Análise de fungos endofíticos isolados do BARU ( Dipteryx alata Vog .). Unicamp.

http://www.prp.unicamp.br/pibic/congressos/xixcongresso/paineis/072478.pdf

Populações: nutrição. Whey protein.

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732006000400007&script=sci_arttext

Biotecnologia: Bioprospecção de fungos endofíticos de Bauhinia variegata : busca por substâncias agonistas da isoforma gama do receptor ativado por proliferadores peroxissomais e por substâncias antioxidantes.

http://repositorio.unb.br/handle/10482/10095

Brazil biodiversity: Mato Grosso. The Pantanal is characterized as one of the largest wetland systems in the world, the low slope of the environment coupled with mesorelevo hinders the flow of water resulting in emergence of environments characteristic associated with the vegetation mosaic. Sistema de áreas alagáveis.

Análise de um gradiente fitofisionômico em área de influência de inundação periódica no Pantanal de Poconé-Mato Grosso-Brasil
Machado et al.
Formado no período quaternário, desde 2000 o Pantanal foi
considerado pela UNESCO como uma Reserva da Biosfera (Lorival et al. 2009)
sendo um dos maiores sistemas de áreas alagáveis
do mundo. A região em que ocorre é considerada uma planície sedimentar composta por depósitos aluviais dos rios da Bacia sedimentar composta por depósitos aluviais dos rios da Bacia do Alto Paraguai. A baixa declividade do ambiente aliado ao mesorelevo dificulta o escoamento das águas resultando no aparecimento de ambientes característicos, associados à vegetação em mosaico, como a exemplo das cordilheiras (Silva et al. 2000)


Brazil biodiversity: Floresta Atlântica. Myrtaceae. No Tepuy o principal dispersor da jabuticabeira, (Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Bergé) é o morcego, e o cão pode aprender a comer o fruto. TBp.


ELIANA GRESSLER
MARCO A. PIZO
L. PATRÍCIA C. MORELLATO

Myrtaceae É uma das famílias lenhosas dominantes em várias formações vegetais brasileiras, especialmente
na Floresta Atlântica onde mais de 50 espécies podem
ocorrer sintopicamente (Peixoto & Gentry 1990,
Landrum & Kawasaki 1997, Tabarelli & Mantovani
1999, Oliveira Filho & Fontes 2000, Guilherme
et al.2004).
O entendimento da ecologia e história natural da
Floresta Atlântica, aqui considerada em seu sentido mais
amplo (Oliveira Filho & Fontes 2000), um dos biomas
mais ameaçados e de maior biodiversidade da Terra
(Fonseca 1985, Morellato & Haddad 2000), envolve
necessariamente o conhecimento das mirtáceas.

Bioactive Natural Products: Endophytic fungi are a rich source of new and biologically active natural products.

http://www.uff.br/RVQ/index.php/rvq/article/viewFile/275/280

Fungos Endofíticos: Uma Fonte Inexplorada e Sustentável de Novos e Bioativos Produtos Naturais
Vanessa M. Chapla,Carolina R. Biasetto e Angela R. Araujo

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho’’, Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e
Ecofisiologia de Produtos Naturais (NuBBE), Instituto de Química
Araraquara SP  Brasil        araujoar@iq.unesp.br
Endophytic Fungi: An Unexplored and Sustainable Source of New and
Bioactive Natural Products

Endophytic fungi are a rich source of new and biologically active natural products. They
colonize a relatively unexplored ecological habitat and their secondary metabolism is particularly
active, presumably due to metabolic interactions with their hosts. In the course of our continuing investigations for new and bioactive compounds from endophytic fungi from brazilian flora Alibertia macrophylla, Caseria sylvestris, Ocotea corymbosa,Cassia spectabilis,Piper aduncum, Cryptocaria mandioccana, Xylopia aromatica and Palicourea marcgravii
were investigated. Forty two natural products were isolated and their structures were established on the basis of comprehensive spectral analysis, mainly using 1D and 2D NMR experiments. The compounds were tested in their antifungal, antioxidant, anticholinesterasic and anticancer activities.

Exotismo. Cambará: VOCHYSIA DIVERGENS POHL. Exótica no Pantanal do Mato Grosso. Uma exótica que invade as culturas, mas tem boa madeira para canoas.

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CC8QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.pgfa.ufmt.br%2Findex.php%3Foption%3Dcom_docman%26task%3Ddoc_download%26gid%3D174%26Itemid%3D37&ei=jIHFUaHkIIrS9ASV2YHgCQ&usg=AFQjCNFFMH4q5ODRD_ZP-exX7_w0WZfc4w&sig2=U5WvYAF03LnjgGujewUOcw&bvm=bv.48293060,d.eWU 
Pantanal Matogrossense
Modelagem da Dispersão de Biomassa de Cambará (Vochysia Divergens Pohl) em Poconé-MT


 THIAGO EMMANUEL MOREIRA ROSA
Orientador Prof. Dr. GERALDO LÚCIO DINIZ

16 de dezembro de 2010.

O Cambará é uma árvore habitualmente encontrada no Pantanal possui relevância econômica e terapêutica para a população pantaneira, que utiliza os extratos das folhas e cascas contra distúrbios gástricos, asma e inflamações
respiratórias, além de ser uma planta de grande valor produtivo para apicultura (CORREA et al., 2007).

(...)
A projeção do modelo matemático que foi utilizado é com base na biomassa de cambará, biomassa que é definida como o volume total do peso seco de vegetação por unidade de área de terra em um dado período de tempo. A quantidade de biomassa por unidade de área constitui os dados  primários necessários para entender o fluxo de matéria de um ecossistema. A biomassa deve ser medida e analisada em
seu próprio contexto como parte da produção, e isto fornece sobretudo um quadro do funcionamento do ecossistema (Lodhiyal & Lodhiyal, 2003).

Brazil Biotecnology. Embrapa. Fungos endofíticos.

http://www.cnpma.embrapa.br/projetos/endofiticos/introducao.html 

sábado, 22 de junho de 2013.

Várias espécies de fungos endofíticos são conhecidos por serem taxonomicamente relacionados a patógenos virulentos dos mesmos hospedeiros relacionados e podem refletir recente especiação. Em pinheiros, o endófito Lophodermium pinastri e L. conigenum pertencem ao mesmo gênero do patógeno L. seditiossum. Rhabdocline weirii e R. pseudotsugae são taxonomicamente relacionados a R. parkieri que é um endófito de Douglas-fir. O anamorfo R. parkieri, Meria é morfologicamente idêntico e, provavelmente, um parente próximo de Meria laricis, um patógeno de Larix spp.

Apesar de devidamente comprovada a existência da microbiota endofítica, muitas pesquisas ainda deverão ser feitas a respeito de aspectos ecológicos, genéticos e fisiológicos dessa interação. Antes disso, é interessante se conhecer a diversidade desses organismos, sua presença, freqüência e funções. Existe uma série de razões para que se aprofundem os estudos com endofíticos. Primeiro, a falta de informações para elucidar a base biológica dessas interações. Segundo, porque os endofíticos são vantajosos, pois muitos benefìcios para a planta têm sido atribuído à presença deles:

a) vários endofíticos são capazes de produzir antibióticos e outros metabólicos secundários de interesse farmacológico;
b) podem servir como bioindicadores de vitalidade (Helander & Rantio-Lehtimaki, 1990);
c) têm sido usados como agentes de controle biológico de pragas e doenças;
d) têm sido usados como bioherbicidas;
e) podem ser usados na biorremediação de solos contaminados com poluentes e
f) são usados como vetores para introdução de genes em plantas hospedeiras.