sábado, 29 de junho de 2013

APP: Área de preservação permanente a 20% no cerrado, com reflorestamento de cerrado, ocorre por "muvuca" nas fronteiras da produção de grãos no oeste do Estado da Bahia. Brasil.

Reflorestamento a partir da cooperação dos moradores das áreas próximas  através de coleta de sementes para o sistema "muvuca".

 http://oestebaiano.com.br/index.php?opcao=3a&id=822

Coletores recebem pagamento por sementes nativas do Cerrado

Pela primeira vez na Bahia houve o pagamento de sementes nativas do Cerrado, coletadas por moradores das comunidades Emburana, Muriçoca e Assentamento Rio de Ondas, através do Fundo Municipal de Meio Ambiente de Luís Eduardo Magalhães. O primeiro pagamento foi realizado no último sábado, 3.
As comunidades foram visitadas previamente e convidadas pela Secretaria de Meio Ambiente e pelo Instituto Lina Galvani a participarem de uma oficina no Parque Fioravante Galvani para definirem o preço das sementes. A ação integra o Programa LEM APP 100% Legal, em parceria com o Parque e a Conservação Internacional.
A secretária de Meio Ambiente, Fernanda Aguiar, enfatiza que o objetivo deste projeto é formar uma rede de coletores de sementes, a exemplo do que ocorre na Bacia do Xingu, no Mato Grosso. “Essas sementes serão germinadas e utilizadas no plantio, por meio do sistema muvuca, nas áreas a serem recuperadas pelo Programa LEM APP 100% Legal”, afirma.

Curso capacita profissionais no oeste da Bahia a recuperar áreas degradadas - Módulo 2

O segundo módulo do curso de técnicas em restauração ecológica de áreas degradadas acontecerá de 6 a 9 de dezembro e será ministrado pelo Instituto Socioambiental (ISA). O Curso integra a Campanha LEM APP 100% Legal é uma realização da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, Instituto Lina Galvani, Conservação Internacional, em parceria com a Monsanto.
Assim como no primeiro módulo, o curso será realizado no Centro de Treinamento do Sindicato Rural dos Produtores Rurais de Luís Eduardo, localizado na Rua Sergipe, ACM, Nº 985, bairro Mimoso I em Luís Eduardo Magalhães.
O curso é gratuito e possui atividades práticas, que será desenvolvido em fazendas do município de LEM desde o primeiro módulo que capacitou cerca de 30 profissionais.
O programa do treinamento prevê que os selecionados consigam manejar ao fim do curso a recuperação de vegetação nativa nas condições de clima e solo da região, sendo que os três módulos também representam os estágios de diagnóstico, execução e avaliação das áreas que serão recuperadas. As áreas que serão selecionadas representam situações ambientais nas APPs da região e que farão parte do Programa APP 100% Legal.

Campanha APP Lem 100% Legal

Com participação da Associação dos Irrigantes e Agricultores da Bahia (AIBA), Sindicato Rural dos Produtores Rurais de LEM e Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), a Campanha vai ajudar com apoio técnico e científico cerca de 15 produtores rurais que voluntariamente se inscreveram para restaurar suas áreas degradadas. Para reforçar a importância dessas áreas para a melhoria dos serviços ambientais, como qualidade de água e proteção dos solos, fauna e flora, a Campanha vem mobilizando estudantes da rede pública de ensino com o Festival das Sementes, e formando uma rede de coletores para estimular a valorização das espécies nativas do Cerrado local.

Plante o Verde planta 500 mudas de espécies nativas em Luís Eduardo Magalhães

No sábado, 3, foram plantadas 500 mudas de espécies nativas do Bioma Cerrado na Avenida JK. A Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães, através da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a empresa Galvani, iniciaram o plantio das mudas.
A secretária de Meio Ambiente, Fernanda Aguiar, comentou que as parcerias são importantes tanto com empresas como com a sociedade para construirmos a cidade que sonhamos e queremos. Essa é uma época importante por causa da chuva, onde as chances das mudas vingarem são maiores.
A parceria acontecerá nos próximos dias na Avenida Salvador, Brasília e outras. O Bairro Santa Cruz receberá as mudas em parceria com a Escola Municipal Onero Costa e a empresa Louis Dreyfus, onde as crianças realizaram quase 300 cadastros nas residências que desejam uma árvore.
O Programa Plante o Verde foi lançado em setembro de 2009 e permite que os moradores da cidade que desejarem plantar uma espécie nativa do Cerrado podem se cadastrar na Secretaria de Meio Ambiente e solicitar o plantio das mudas em seus endereços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário